Vamos falar a verdade: o que torna uma história interessante são as tretas (ou conflitos, para não soar tão informal).
Afinal, quem não ama ler intrigas? É o que faz o nosso coração acelerar e torcer pelo protagonista – ou não, dependendo de como ele foi desenvolvido.
Existem 6 tipos de conflitos que são os mais conhecidos:
- Personagem x Personagem
- Personagem x Sociedade
- Personagem x Natureza
- Personagem x Tecnologia
- Personagem x Ele mesmo
- Personagem x Sobrenatural
Nesse post, vou te explicar exatamente como esses 6 tipos de intrigas se encaixam nas histórias, para você se inspirar e deixar seu enredo mais interessante.
Continue lendo para entender.
1. Personagem x Personagem
São os conflitos entre duas personagens distintas.
Podem ser intrigas entre mocinho e vilão, casal que irá se apaixonar, ou mesmo entre dois heróis. O importante é mostrar algum tipo de conflito entre ambos.
Histórias como a do super-herói Batman ou romances Young Adult tratam divergências desse tipo.
2. Personagem x Sociedade
Acontece quando uma personagem tem a sensação de estar sendo vitimizada pela sociedade.
Um clássico que aborda muito bem esse estilo de conflito é A Letra Escarlate, onde a protagonista acaba sendo odiada pelo seu grupo social.
É uma forma interessante de criar intriga, principalmente porque tendemos a nos apiedar da personagem.
3. Personagem x Natureza
Como o nome sugere, é o conflito entre a personagem e a natureza.
Filmes como Tubarão e Tsunami são bom exemplos desse tipo de conflito, pois conta a história de personagens lutando contra ações da natureza.
Outro modo interessante de usar essa intriga é quando um fenômeno da natureza mantém dois amantes apaixonados separados.
4. Personagem x Tecnologia
Uma nova onda de romances distópicos futuristas já está consolidada no mercado, em que as personagens precisam lutar contra robôs ou figuras tecnológicas que pretendem dominar o mundo.
Outra forma de mostrar esse conflito é quando o protagonista enfrenta os resultados de uma ciência que saíram do controle. Nesse caso, não é a tecnologia em si que é a vilã, mas sim as criações feitas a partir dela.
Um clássico exemplo dessa segunda situação é a famigerada história do Frankenstein.
5. Personagem x Ela mesma
São os conflitos internos apresentados durante a trama.
Quando uma personagem enfrenta intrigas de moral e dúvidas com ela mesma. São as partes filosóficas de uma trama, quando notamos o protagonista lutar contra seus próprios demônios.
Geralmente, livros mais filosóficos possuem esse tipo de conflito.
6. Personagem x Sobrenatural
Talvez esse tipo de conflito nem precise de tanta explicação, pois o próprio nome já diz: é quando o protagonista enfrenta algo sobrenatural.
Monstros, fantasmas, vampiros, lobisomens, ETs e quaisquer outros seres que não são desse mundo podem ser considerados sobrenaturais e inclusos nessa categoria.
É aqui que a personagem precisa lidar com esse tipo de monstro. São conflitos muitas vezes irreais, que exigem criatividade da parte do autor.
Espero que, agora que você conhece os 6 tipos de conflitos mais comuns em enredos, você consiga desenvolver melhor sua história.
Lembrando que para quem tem interesse em melhorar a escrita, o curso Escrita Criativa é uma boa opção e vai te ensinar a ser referência no mundo literário. Clique aqui para mais informações.
Deixe um comentário