Eu sempre morri de medo de mostrar o que escrevo para o mundo.
Sério.
Foi só quando conheci o Wattpad que tomei coragem de colocar a cara pra jogo e publicar minhas histórias, usando um pseudônimo, é claro.
E foi aí que percebi: para perder o medo de publicar, eu só precisava… publicar!
Não é fácil, eu sei. O que vão pensar do meu livro? Será que essa história está boa o suficiente? Vão gostar da minha escrita? São muitas as dúvidas que temos como escritores e que acabam nossa autoestima da escrita.
Tenho pensado cada vez mais nisso: como a gente se torna vulnerável cada vez que divulgamos um poema, publicamos um texto no blog, participamos de uma antologia, enviamos nosso original para avaliação. A Lilian Cardoso fala muito sobre isso, como precisamos colocar a cara a tapa, o que tenho feito cada vez mais vezes.
A Ana Holanda, em seu livro Como Se Encontrar na Escrita, pensa a mesma coisa. Ela vai além e explica: quando temos medo de publicar, é porque nosso texto tem alma. E um texto com alma é um texto que conecta, portanto precisa ser publicado.
É um paradoxo sem fim.
Infelizmente, se você achava que aqui ia ter um guia de como superar esse medo, sinto em te desapontar… Porque eu não tenho! Eu tive engolir o medo e postar.
Simples e assustador assim.
Tem dias que eu tenho de vontade de apagar tudo aqui por vergonha e medo do que vão pensar. Mas eu continuo. Acho que isso é a tal da resiliência que muitos falam, né?
É isso que tenho pra te oferecer no momento: quando tiver vontade de desistir, continue. Se distraia com outra coisa, mas continue. Os resultados vêm, te garanto.
Um grande abraço,
Julia
Não deixe de acessar o curso Caminho do Escritor e se incentivar a publicar suas obras. Lá você encontra muitas dicas para melhorar sua escrita e perder o medo e a vergonha de se lançar no mundo das obras literárias.
Deixe um comentário