Histórias de distopia são minha paixão especial, que começou com a trilogia Jogos Vorazes. Já li e reli esses livros tantas vezes que meus exemplares são extremamente surrados.
A história ficou ainda mais famosa depois do lançamento dos filmes. Talvez você só conheça Jogos Vorazes por causa das obras cinematográficas, aliás.
Por isso, hoje trouxe alguns motivos para você ler a trilogia Jogos Vorazes.
Sinopse trilogia Jogos Vorazes
Motivos para ler Jogos Vorazes
1. A escrita
Conforme fui estudando mais sobre escrita, comecei a perceber a forma como os autores de sucesso trabalham. E, sim, Suzanne Collins merece todo o reconhecimento pela escrita desses livros.
É cadenciada, contendo somente as informações necessárias, e tem um ritmo bom. É quase impossível ficar entediado lendo os livros, porque a autora sabe misturar doses de suspense, ação e calmaria entre as cenas.
Por isso, o primeiro motivo que eu te dor para ler os livros é por causa da ótima escrita.
2. O triângulo amoro sutil
Nem todo mundo gosta de triângulos amorosos e eu entendo.
Mas na trilogia Jogos Vorazes, o triângulo amoroso é trabalhado de maneira secundária. Claro, nós sabemos que a Katniss gosta tanto do Peeta quanto do Gale. No entanto, o romance fica em segundo plano, porque tudo o que Katniss está fazendo é tentando sobreviver.
3. A realidade distópica assustadora
Divisão da nação, renda má distribuída e revolta da população são temas até considerados clichês em livros de distopia. No entanto, a autora soube trazer os pontos de forma a não ficar tão-clichê-assim.
A Capital tem um estilo de vida exorbitante, gastão, e que não faz questão de ajudar os demais distritos. Só aí já vemos uma crítica ao capitalismo – tudo bem que exagerada, com toda a situação dos tributos tendo que lutar pela sua vida e tudo mais.
Eu acho a construção desse universo um dos mais bem feitos da literatura. Collins soube misturar jogo político, entretenimento e ação em uma única obra. Temos que dar um crédito para ela.
4. A Katniss
O que mais me encanta nessa trilogia é a imperfeição da Katniss. Com todas suas facetas, ela se mostra corajosa em algumas partes, covarde em outras. Se mostra amorosa com a irmã, dura com os outros.
Essa dualidade dela em tantos pontos da sua personalidade a torna uma das personagens mais bem construídas da literatura, do primeiro ao último livro. Mesmo quando lemos, seu comportamento se torna imprevisível. Isso mantém os leitores entretidos e é algo que escritores podem aprender com a leitura do livro.
Se você ainda não leu os livros, clique aqui para comprar as obras na Amazon. Comprando por este link, você não paga nada a mais e ainda me ajuda a ganhar uma comissão.
Um grande abraço,
Julia
Deixe um comentário