3 autores que você (provavelmente) não sabia que faziam parte da comunidade LGBTQIA+

Com a representatividade de minorias cada vez mais em alta, é importante apoiarmos autores LGBTQIA+.

No entanto, muitas vezes não sabemos quem se identifica como queer ou não. Por isso, separei uma lista com 3 autores que você (provavelmente) não sabia que faziam parte da comunidade LGBTQIA+.

Continue lendo para conferir a lista.

Virginia Woolf

Virginia Woolf foi uma escritora e poetisa inglesa. Publicou livros como Mrs. Dalloway, Um teto todo seu, O sol e o peixe e A arte da brevidade: contos.

Woolf era membro do Grupo Bloomsbury, no qual importantes figuras literárias inglesas participavam. A ideia do grupo era, dentre outros assuntos, debater a liberdade da sexualidade. A partir de sua participação, Virginia se sentiu segura o suficiente para ter um relacionamento público com Vita Sackville-West.

Orlando é uma das obras mais conhecidas de Woolf e é considerado um dos clássicos queer feministas de todos os tempos. O livro é inspirado na vida de Vita.

Angela Davis

Angela Davis é conhecida pelo seu ativismo e por sua participação no movimento Pantera Negra. Desde 1977, é assumida publicamente como lésbica.

Além de educadora, Davis tem diversos livros sobre vidas negras nos Estados Unidos. Dentre eles, podemos citar Mulheres, raça e classe, Mulheres, cultura e política, A liberdade é uma luta constante e A democracia da abolição.

Davis ainda escreve e ensina, e, recentemente, foi apresentado no documentário 13ª Emenda, de Ava DuVernay. O ativismo e a escrita de Davis têm sido principalmente orientados em torno do uso da educação como um método de promoção de mudança social.

James Baldwin

James Baldwin foi um romancista americano e figura proeminente no movimento pelos direitos civis. Baldwin, frustrado com a discriminação que enfrentou nos EUA, emigrou para a França quando tinha 24 anos e passou a maior parte de sua vida lá.

Em 1956, Baldwin publicou O quarto de Giovanni, um romance que atraiu intensa atenção e crítica por sua representação da homossexualidade e bissexualidade, e é frequentemente citado como um dos romances queer mais importantes já escritos. Nos anos 70 e 80, Baldwin ousada e abertamente escreveu sobre a homossexualidade e a homofobia em vários ensaios.

Outras obras conhecidas do autor são Se a rua Beale falasse, Notas de um filho nativo e Terra estranha.


Você já sabia que esses autores faziam parte da comunidade LGBTQIA+? Já leu algum livro deles? Conte para mim nos comentários.

Um abraço,
Julia


Comentários

Uma resposta para “3 autores que você (provavelmente) não sabia que faziam parte da comunidade LGBTQIA+”

  1. Caramba, fiquei surpresa que não sabia que nenhum deles são/eram, chocada kkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *