Como encontrar sua voz de escritor

Uma das dúvidas mais frequentes de escritores ou escritoras que querem se profissionalizar é entender como conquistar sua voz de escritor. Como colocar autenticidade em seus textos, por assim dizer.

Esse é um processo que pode demorar e, inclusive, mudar com o tempo! Sim, porque já que evoluímos como pessoas, nada mais do que justo que nossa escrita evolua com a gente, certo? Portanto é normal que essa voz mude também.

Mas já estou me adiantando. Vamos descobrir primeiro como encontrar sua voz de escritor?

O que é “voz de escritor”

Antes de passarmos para a parte prática, gostaria de explicar um pouco sobre o que é uma “voz de escritor”.

A voz do escritor nada mais é que a forma como uma pessoa escreve. Parece simples, certo? E é. Cada um de nós vamos escrever de um jeito diferente, vamos trazer nossa personalidade para o livro e transformar a história em algo único.

Afinal, muita gente pode escrever sobre o mesmo tema. No entanto, cada história será diferente porque autores são diferentes e usam vozes de escritores diferentes.

Basicamente, uma voz de escritor é a peculiaridade que nos faz perceber que a história X foi contado pelo autor Y e não pelo autor Z.

Essa peculiaridade pode ser a forma como o enredo é construído, como os personagens são apresentados, como as frases são escritas. Pode ser no jeito que autor usa adjetivos e advérbios ou como planeja o plot twist.

São detalhes pequenos, minúsculos, que muitas vezes sequer percebemos, mas que estão presentes sem dúvida alguma.

Com estudos e técnicas, os autores passam a incluir essas suas “vozes” de forma consciente. No entanto, se você está começando a escrever agora, pode nem perceber o que está fazendo. Mas de uma coisa tenha certeza: se você não está plagiando ninguém, sua voz de escritor está presente em seus textos sem sombra de dúvidas.

Encontrando sua voz de escritor

Cada experiência, momento, conhecimento e sentimento adquirido durante as nossas vidas se juntam para nos tornar únicos. E são essas coisas que podem nos ajudar a encontrar nossa voz de escritor.

Se você sente que não conseguiu encontrar ainda sua própria ‘voz’, talvez seja porque não se deixou se sentir vulnerável e explorar esses requintes da sua mente, para usar o que te forma como pessoa em sua escrita.

Uma das dicas que já ouvi darem é usar sua voz normal para escrever. Tipo “escreva como você fala”. Eu, particularmente, não acredito nisso. Primeiro porque eu sou uma pessoa que fala muitas gírias, palavrões e nem sempre conjugo os verbos corretamente quando estou falando. De fato, jamais soltaria um “de fato” em uma frase falada, por exemplo. Por isso, escrever um artigo da maneira que eu falo seria, no mínimo, desastroso.

Segundo porque eu acho que essa dica é muito simplista. Se isso fosse real, os textos seriam todos informais, tenho certeza. Jamais veríamos frases poéticas lindas sendo eternizadas através das palavras.

Por isso, uma coisa que talvez possa ajudar é “escrever como se pensa”. Pensamentos e sentimentos são mais complexos, podem ser mais organizados e destrinchados em metáforas.

Dessa forma, o segredo para encontrar sua voz de escritor é autoconhecimento. E aí vem a parte de testes! Inspire-se em outros autores ou crie algo totalmente novo, mas vá testando sua escrita para ver o que melhor combina com você.

Compartilhe sua escrita

Outra dica que eu posso te dar para encontrar sua voz de escritor é compartilhar sua escrita. Envie para alguns amigos ou familiares uma série de textos (podem ser curtos). Peça para eles identificarem algo em comum entre essas histórias.

Uma pessoa de fora muitas vezes vai te ajudar a encontrar a sua voz de escritor.

Outra coisa que pode te ajudar a encontrar sua voz é pensar para quem você está escrevendo. Pensar no outro, no que o outro gostaria de ouvir, vai te dar uma nova perspectiva de como construir suas frases, por exemplo.


Depois desse post, espero que você comece a perceber quais são as peculiaridades da sua escrita e desenvolva sua voz de escritor.

Se quiser saber mais sobre escrita e encontrar sua voz, dá uma olhada no curso Caminho do Escritor.

Um grande abraço,

Julia


Comentários

Uma resposta para “Como encontrar sua voz de escritor”

  1. […] E, embora para algumas pessoas a escrita seja técnica e só, ela acredita – e eu concordo – que o que escrevemos está dentro de nós e não há necessidade de receitas prontas para colocar as palavras para […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *