As casas mal assombradas mais famosas do Brasil

Conheça a história de 13 casas mal assombradas localizadas no Brasil.

Introdução

Nossas maiores referências de casas mal assombradas talvez estejam localizadas nos Estados Unidos. O que faz sentido, pois há muito relatos de histórias de terror envolvendo residências em várias partes do país, como descrevo nesse post.

No entanto, o Brasil também tem sua cota de casas mal assombradas reais.

E eu, como uma amante do sobrenatural, resolvi pesquisar e trazer 13 casas assustadoras localizadas em nosso país para você conhecer suas histórias.

Do norte ao sul, o Brasil está repleto de causos macabros envolvendo casas mal assombradas reais. Agora só resta saber: você tem coragem de conhecer suas histórias?

Se sim, continue lendo este post.

O casarão de Araraquara – SP

Os relatos envolvendo esse casarão no interior de São Paulo são bem intrigantes. Moradores e visitantes juram terem ouvido sons de gritos, gemidos de dor, pedidos de socorro, como também visto aparições fantasmagóricas e outras manifestações sobrenaturais.

Talvez a situação do casarão tenha algo a ver com a sua história, pois foi construído como moradia de escravos. A estrutura possui mais de 50 cômodos, portas com três metros de altura, janelas gigantes e senzalas acopladas. Como sabemos os maus tratos que escravos sofriam, não é difícil imaginar porque alguns espíritos ainda permanecem por lá.

O casarão mal assombrado de Araraquara.
O casarão mal assombrado de Araraquara. Foto G1.

Edifício Martinelli em São Paulo

A história desse famoso edifício na capital do estado é recheada de crimes como roubos e assassinatos. Há até um causo em que conta como um corpo foi jogado no poço de um dos elevadores.

Além disso, as pessoas juram verem fantasmas passeando pelos corredores, como a visão de uma mulher morena e de cabelos compridos. O barulho do seu salto alto caminhando pelos andares do prédio é audível durante a noite.

Edifício Martinelli
Edifício Martinelli. Foto: José Cordeiro

O castelinho da Rua Apa em São Paulo

Outra história macabra permeando as ruas de São Paulo: o castelinho da Rua Apa, que foi palco de assassinatos. Álvaro Reis matou o irmão e a mãe, tirando a própria vida em seguida. No entanto, a perícia mostrou que Reis tinha duas balas na cabeça, o que é incomum de acontecer em suicídios.

A polícia acredita que houve uma quarta pessoa envolvida no crime, porém ninguém foi encontrado e o fato nunca foi comprovado. Ainda assim, a casa está abandonada e é vista como mal assombrada, pois há relatos frequentes de sons de briga e gritos de socorro vindo de dentro do imóvel.

Castelinho da Rua Apa
Castelinho da Rua Apa. Foto: Aventuras na História.

Casa de Dona Yayá em São Paulo

A cidade de São Paulo possuí várias histórias macabras. Essa residência, por exemplo, foi ocupada por Sebastiana de Mello Freire, mais conhecida como Dona Yayá, por mais de três décadas. A mulher foi considerada louca na década de 1920 e teve que se mudar para essa casa, por decisão judicial.

A casa ainda foi adaptada para ajudar no seu tratamento psiquiátrico e reza a lenda que seu espírito ainda vaga pelo local.

Casa da Dona Yayá
Casa da Dona Yayá. Foto: Sesc-SP

A fazenda Carandaí, em Carandaí – MG

Essa fazenda carrega uma história pesada: dizem que em suas proximidades havia uma cemitério de escravos, que, antes de serem mortos, foram castigados de maneira cruel pelo capataz.

Acredita-se que os espíritos dessas pessoas ainda vagam pelo local, tanto que ainda é possível ouvir estalos de chicotes, gritos e até mesmo o som da moenda produzindo cana.

A casa em Caiçara – RS

Essa pacata cidade do interior do Rio Grande do Sul logo teve seu sossego quebrado quando a uma família alegou estar sofrendo com fenômenos sobrenaturais.

Os relatos variam desde ouvir pancadas nas paredes, pedras caindo do céu e de dentro da casa, objetos se movendo sem ninguém mexer neles e até mesmo sinais de possessão na filha de 15 anos da família. Depois de tudo isso, a família saiu da residência e promete nunca mais voltar – mas o causo nunca teve solução.

Casa em Caiçara - RS
Casa em Caiçara – RS. Foto: Aventuras na História

Fordlândia, a cidade fantasma – PA

Se uma casa mal assombrada já é ruim, imagine uma cidade inteira! Em 1920, o dono da Ford, Henry Ford, comprou um pedaço de terra no Pará com a intenção de plantar seringueiras e fabricar borracha. No entanto, o projeto falhou após o fim da 2ª Guerra Mundial, deixando todas as construções praticamente vazias.

Visitantes alegam ver vultos em cada esquina dos locais abandonados, apenas para não encontrarem ninguém.

Fábrica abandonada em Fordlândia
Fábrica abandonada em Fordlândia. Foto: Rede Brasil Atual

A fazenda Capão Bonito em Sidrolândia – MS

A história começa em 1935, quando dizem que uma mulher teria se suicidado dentro da casa. Seu espírito parece permanecer lá até hoje, pois é possível ouvir barulhos estranhos, como gemidos e lamentos, vindos de lugar nenhum aparente. Os visitantes também juram que os utensílios da cozinha possuem vida própria.

Fazenda Capão Bonito
Fazenda Capão Bonito

A casa centenária de Lagoa dos Gatos – PE

Ao que parece, antes dos relatos acontecerem, na casa vivia um senhor tranquilo. Porém, quando o mesmo morreu e deixou o local abandonado, barulhos estranhos começaram a se ouvir, bem como podia-se ver aparições fantasmagóricas.

A nova família que havia se mudado para o local não aguentou permanecer muito tempo. Diziam ouvir barulhos de móveis se arrastando e objetos caindo com frequência, tanto que não aguentaram ficar muito e logo saíram da residência.

A casa mal assombrada de Lagoa dos Gatos
A casa mal assombrada de Lagoa dos Gatos. Foto: TV Jornal.

O fantasma de Bento Gonçalves em Triunfo – RS

O museu da Revolução Farroupilha era a antiga casa do líder Bento Gonçalves. Apesar de ser um lugar histórico, com milhares de visitantes ao longo dos anos, as pessoas dizem que a alma do guerrilheiro ainda vaga pelo local.

A casa de Bento Gonçalves
A casa de Bento Gonçalves. Foto: Instituto Anita Garibaldi.

Solar das Sete Mortes em Salvador – BA

Esse casarão é conhecido pela sua trágica história: em XVIII uma escrava da família assassinou os patrões e seus filhos por envenenamento, como forma de vingança. Além disso, há registros comprovados da morte do Padre Manual Pereira entre as paredes da casa.

Dada a essas tragédias, há relatos de pessoas que ouviram passos, portas que abrem e fecham sozinhas e também registros de aparições fantasmagóricas no local.

Solar das Sete Mortes
Solar das Sete Mortes. Foto: Blog Sombrio & Sobrenatural.

O Castelinho do Flamengo no Rio de Janeiro

Tudo começou com a família de Maria de Lourdes morando na residência. Após a morte de seus pais, a menina teve sua guarda assumida por um tutor. No entanto, além do homem roubar seus bens, ele ainda a tratava de maneira terrível até sua morte.

Por isso, há quem diga que Maria ainda pode ser ouvida vagando pela casa, por conta dos ruídos inexplicáveis e risos fantasmagóricos.

Castelinho do Flamengo
Castelinho do Flamengo. Foto: O Globo

O edifício Joelma em São Paulo

Talvez você se lembre da história. Em 1º de fevereiro de 1974, um incêndio no local matou 191 pessoas e deixou outras 300 feridas. A tragédia por si só já poderia começar aí, mas diz-se que mesmo antes da construção do prédio, um professor havia assassinado sua mãe e irmãs no local, depois se suicidado em seguida. Esses dois casos foram o suficiente para julgar o lugar como amaldiçoado.

Edifício Joelma pegando fogo
Edifício Joelma. Foto: Amino Apps.

Espero que tenha gostado de conhecer essas residências e lugares mal assombrados no Brasil. E aí, você teria coragem de entrar em um desses?

Fica aqui o meu convite: que tal ler gratuitamente meu conto Casa 306, baseado também em uma casa assustadora? É curtinho e você pode clicar aqui para ler no site da Revista Perpétua.

Um grande abraço,

Julia


Comentários

3 respostas para “As casas mal assombradas mais famosas do Brasil”

  1. […] viciada em casas mal assombradas. Sério. Já fiz listas de histórias de casas mal assombradas no Brasil e nos Estados Unidos. E continuo pesquisando cada vez mais sobre o […]

  2. […] sincera: a sinopse do livro é incrível. Além do nome chamativo, que encanta qualquer amante de casas mal assombradas, a premissa da história é legal. Afinal, acho que todo mundo teve ou conhece alguém que tem uma […]

  3. […] casas mal assombradas mais famosas do Brasil, dos Estados Unidos e do […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *