O que fazer antes de começar a escrever o primeiro capítulo

Muitas vezes a animação de começar a escrever uma história é tanta, que, quando percebemos, na verdade não fazemos ideia do que, exatamente, queremos escrever.

Pode ser que você tenha só uma ideia geral, só o personagem principal ou até mesmo só o final do seu livro…

Então, para te ajudar a se organizar, vim te contar o que você pode fazer antes de começar a escrever o primeiro capítulo do seu livro. Assim, você consegue aproveitar melhor o seu tempo de escrita.

Continue lendo para descobrir.

Lembrando que esse post foi escrito com base no meu checklist gratuito: da ideia à publicação. Nele, você encontra tudo o que precisa para concretizar sua ideia, escrever seu livro e publicar sua obra.

Vamos ao que fazer antes de começar a escrever seu primeiro capítulo?

Invista tempo na preparação

Recomendo sempre estruturar sua história antes de começar a escrever para você ter uma boa ideia de como irá desenvolver a trama.

Portanto pense no cenário e no tempo em que sua história se passa. Também escolha o tipo de narração que você irá usar – primeira, segunda ou terceira pessoa, com mais de um narrador etc.

Crie seus personagens. Para isso, você pode usar um guia ou até mesmo investir em um curso, para torná-los mais realistas.

Por fim, pense nos conflitos principais e secundários. Quais serão as coisas que irão atrapalhar seu protagonista durante a trama?

Imagine o final

Nem sempre sabemos como a história irá acabar, mas tente imaginar alguns finais possíveis para o enredo.

Tudo vai dar certo para o protagonista? O que ele vai perder? Haverá algum confronto final que decidirá o seu destino?

Anote todas as possibilidades, isso te ajudará a guiar seus capítulos para um fim surpreendente.

Teste os começos

Outra dica para iniciar sua história de maneira que faça seu leitor querer continuar a lê-la é testando começos.

Pense em diferentes cenários para o início. Veja se é melhor já começar com uma cena de ação ou com uma reflexão, por exemplo.

Tenha uma conversa com o protagonista

Pare alguns instantes e se imagine conversando com o protagonista. Na hora de você criar o seu personagem, identifique seus medos, seus objetivos na história, conheça sua personalidade.

Isso vai te ajudar a entender como o livro irá se desenrolar.


Esses passos vão ajudar os escritores mais perdidos, que não têm muita ideia de como começar, mas também servem até para os mais experientes.

Espero que tenham gostado!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *