não estou dizendo que todas as leitoras são mentirosas patológicos (talvez essa seja uma categoria destinada a escritoras, afinal, o que seria ficção além de uma grande mentira, né?).
estou apenas dizendo que, enquanto a leitura é o melhor hobby que existe, todas as amantes de livros se permitem a uma mentira ocasional. geralmente é uma mentirinha leve, como quando você olha nos olhos de alguém e diz que um certo livro está na sua lista de leitura (quando você sabe que nunca vai arrumar tempo para ler O Conde de Monte Cristo, e você já aceitou isso sobre si mesma).
todas nós, leitoras, mentimos, seja lendo ficção, não ficção ou algo entre os dois. se você ama livros, é culpada por contar pelo menos uma dessas mentiras:
1. sim, eu li esse!
vamos todas apenas ser sinceras e admitir que nós mentimos sobre ter lido um livro pelo menos uma vez em nossas vidas.
2. ah, eu quase terminei esse
é a versão mais gentil da primeira mentira. todo mundo tem aquele livro que está na lista de “para ler” há tanto tempo que basicamente parece que você já leu. então, sim, conta como se você tivesse lido.
3. tenho outros planos hoje à noite
“sim, tenho outros planos. outros planos com pessoas reais. eu definitivamente não estou planejando entrar debaixo das cobertas com um copo de vinho tinto e ler um livro de romance bem água com açúcar a noite toda. essa definitivamente não é a razão pela qual não posso ir naquela festa.”
4. nem estou gostando desse livro
tá tudo bem você curtir aquele romance de dragões com várias cenas hot. e tá tudo bem você mentir sobre estar curtindo aquele romance de dragões com várias cenas hot.
5. eu nunca julgaria um livro pela capa!
aham, senta lá, cláudia.
6. eu vou comprar só um livro
essa é a mentira que eu mais conto, também podendo ser ouvida pela variação “não vou mais comprar livros esse ano”. mas eu vou. todo mundo sabe que eu vou. porque se tem uma coisa que eu aprendi é que ler e comprar livros são hobbies diferentes. então eu ainda preciso manter o meu outro hobby vivo. e quer ver você discutir! isso é matemática de leitora.
7. não posso doar esse, posso querer relê-lo
talvez você, como a maioria dos amantes de livros, não consiga suportar a ideia de se separar de um livro querido, mesmo que saiba que nunca mais irá abri-lo. porque por mais que todos nós tenhamos amado Crepúsculo e aquela série sobre os anjos bonitões quando estávamos crescendo… há uma pequena chance de que seus gostos de leitura tenham mudado desde então.
8. só mais um capítulo…
e aqui está, a joia da coroa das mentiras que os leitores contam a si mesmos. “vou ler apenas mais um capítulo… e então, cama!” mas todos sabemos que não é verdade, não é mesmo? e tá tudo bem. seu eu do futuro que lute para recuperar o sono.
não importa quais mentiras você conte, você ainda é uma leitora. e leitoras precisam de um lugar para guardar todas as suas histórias.
foi por isso que eu criei o #projetoleitora, um planner literário digital que você pode levar sempre com você em qualquer dispositivo.
e se você já contou outras mentiras literárias, vem me contar na DM do Instagram.
um grande abraço,
julia <3