As 15 melhores leituras de 2020

2020 não foi um ano fácil, mas pelo menos encontrei obras incríveis. Do terror ao romance erótico – veja minhas melhores leituras de 2020.

 

Introdução

Acho que 2020 não foi um ano fácil para ninguém. Além da pandemia, tive vários problemas familiares e pessoais. Parece que tudo de ruim que poderia acontecer, aconteceu ano passado. Foi duro, mas superei. E espero que você tenha superado também.

Uma das coisas boas que tirei de 2020 foram as minhas leituras. De verdade, li obras incríveis, tanto que foi muito difícil fazer uma lista enxuta para este post (e eu falhei miseravelmente nessa tarefa, já que separei 15 livros).

Acho que dei sorte, porque foram ótimas leituras – e uma grande maioria foi escrita por autores brasileiros.

Por isso, decidi que preciso compartilhar o que é bom. E se ler é sempre bom, ler obras maravilhosas é melhor ainda.

E nada como começar um novo ano com indicações de livros, não é?

Já pega o caderninho e anota essas dicas. Se preferir, clique nos títulos para adicionar as obras na sua lista de desejos da Amazon.

Metrópole: Despertar

Sinopse:

Após o Grande Caos, Metrópole se ergueu sobre os escombros da civilização humana. Andrella é apenas mais uma adolescente que busca a excelência intelectual no meio dessa sociedade que preza a perfeição e o controle acima de tudo. Mesmo tendo sido criada pelo excêntrico Argorio, tudo que Andrella deseja é ser uma Metropolitana exemplar e viver do jeito que esperam que viva.

Mas quando o próprio Argorio é vítima de um crime que não acontece em Metrópole há mais de vinte anos, Andrella começa a perceber que talvez o Conselho da cidade queira seus segredos bem escondidos. Agora ela puxará os fios de uma teia que oculta uma verdade terrível não apenas sobre a cidade, mas também sobre si mesma. Afinal, o que há além das fronteiras de Metrópole? Estariam lá as respostas sobre quem Andrella realmente é?

Metrópole: Despertar, de Melissa de Sá, é uma distopia que culmina em uma trama de violência, poeira e perseguições em que nada é o que parece. Tensão, suspense e romance estarão presentes para aqueles que ousarem ler nas entrelinhas. E você? Está pronto para descobrir o que está por trás dos muros das aparências?

Opinião:

Fazia tempo que eu não lia uma distopia tão cativante, que fez parte do clube de leitura Ipê Literário.

O livro é curto mas deixou várias pontas soltas, porque tem uma continuação. Ainda assim, adorei a leitura. Fluída, leve, interessante, cheia de mistérios e reviravoltas.

Esse ano com certeza vou ler a continuação!

A autora conseguiu criar uma civilização que é a cara do capitalismo – e fez uma crítica não tão sutil ao modelo de mercado que vivemos. Ainda há elementos fantásticos para completar a história, por isso super indico a leitura.

Um milhão de finais felizes

Sinopse:

Jonas não sabe muito bem o que fazer da vida. Entre suas leituras e ideias para livros anotadas em um caderninho de bolso, ele precisa dar conta de seus turnos no Rocket Café e ainda lidar com o conservadorismo de seus pais. Sua mãe alimenta a esperança de que ele volte a frequentar a igreja, e seu pai não faz muito por ele além de trazer problemas.

Mas é quando conhece Arthur, um belo garoto de barba ruiva, que Jonas passa a questionar por quanto tempo conseguirá viver sob as expectativas de seus pais, fingindo ser uma pessoa diferente de quem é de verdade. Buscando conforto em seus amigos (e na sua história sobre dois piratas bonitões que se parecem muito com ele e Arthur), Jonas entenderá o verdadeiro significado de família e amizade, e descobrirá o poder de uma boa história.

Opinião:

Esse é um romance LGBTQIA+ super divertido, super brasileiro e super apaixonante. O melhor: o protagonista é um escritor cheio de ideias não escritas (quem mais se identifica?).

Queria muito mais desse universo criado pelo Vitor Martins, sério. Espero que você fique com a mesma vontade que eu de ler cada vez mais.

Alma

Sinopse:

Mike e sua mãe vivem uma vida normal. Mas quando a irmã mais nova de Mike, Alma, começa a transmitir sonhos terríveis para eles durante a noite, os dois precisam achar uma forma de impedir que esses pesadelos se tornem realidade.

Opinião:

Eu me arrepiei do começo ao fim com esse conto. Foi muito bem escrito, muito bem construído e é simplesmente maravilhoso. Dê uma chance porque você não vai se arrepender.

A mulher e o vento

Sinopse:

Ana é uma jovem recém casada que deixou para trás a família para viver com o marido num litoral frio e chuvoso. No entanto, o casamento está bem longe de ser o conto de fadas idealizado…

Isolada e angustiada por um marido ausente e uma tempestade que se anuncia no horizonte, mas que nunca chega, Ana começa a ouvir vozes e o que elas dizem pode ser perturbador.

Ela deve confiar naquilo que está diante dos seus olhos ou nos sussurros que o vento lhe traz?

Opinião:

Esse é um conto de suspense psicológico muito bem escrito. Fiquei com a dúvida: era tudo coisa da cabeça da protagonista ou o vento realmente lhe contou verdades?

De uma forma ou de outra, você precisa conhecer essa história. Bem construída, é uma obra de arrepiar.

Enlace

Sinopse:

Um passado interrompido,
uma decisão cibernética,
e um único sentimento capaz de salvá-lo.

Depois de sua criação, Enlace, a Inteligência Artificial mais evoluída já criada pela humanidade, foi enviada ao espaço em busca de aprimorar seus conhecimentos.

Contudo, mesmo com o universo inteiro a sua disposição, a lição mais importante de ser aprendida, estava mais perto do que até mesmo a inteligência mais avançada já criada, poderia imaginar.

Opinião:

Essa novela de ficção científica é simplesmente maravilhosa. Sério, não tenho outra forma de descrever essa obra.

Foi um livro criado entre pai e filha, e eles desenvolveram uma inteligência artificial incrível.

A história é muito bem construída, narrada por pontos de vista diferentes, e com uma explicação plausível para todos os acontecimentos. Outros mundos e realidades te esperam em Enlace.

Pedra preciosa

Sinopse:

Luara já é familiarizada com seres sobrenaturais. Vampiros, lobisomens, fadas e sereias fazem parte do cotidiano dela desde que se descobriu uma Detectora, responsável por identificar pelo mundo os seus colegas sobrenaturais. Com ajuda da mentora, Mestre Aurora, ela enfrenta a missão mais complicada que já viveu: ajudar a primeira pessoa que Detectou no processo de auto-descobrimento.

Opinião:

Um conto de fantasia LGBTQIA+ muito, muito fofo.

A escrita é leve, divertida e a protagonista é um amor. O trabalho dela é encontrar seres mágicos e ensiná-los sobre seu verdadeiro eu. Ela só não esperava se apaixonar por uma das pessoas que encontrou.

Já queria ler mais uns 30 livros dessa história!

O diário de Anne Frank

Sinopse:

O retrato da menina por trás do mito. O diário de Anne Frank, o depoimento da pequena Anne, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Suas anotações narram os sentimentos, os medos e as pequenas alegrias de uma menina judia que, como sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto.

Lançado em 1947, O diário de Anne Frank tornou-se um dos livros mais lidos do mundo. O relato tocante e impressionante das atrocidades e dos horrores cometidos contra os judeus faz deste livro um precioso documento e uma das obras mais importantes do século XX.

Uma poderosa lembrança dos horrores de uma guerra, um testemunho eloquente do espírito humano. Assim podemos descrever os relatos feitos por Anne em seu diário. Isolados do mundo exterior, os Frank enfrentaram a fome, o tédio e a terrível realidade do confinamento, além da ameaça constante de serem descobertos. Nas páginas de seu diário, Anne Frank registra as impressões sobre esse longo período no esconderijo.

Alternando momentos de medo e alegria, as anotações se mostram um fascinante relato sobre a coragem e a fraqueza humanas e, sobretudo, um vigoroso autorretrato de uma menina sensível e determinada, cuja vida foi tragicamente interrompida.

Opinião:

Sim, li esse clássico só em 2020. Mas se você ainda não leu, precisa dar uma chance.

Eu já sabia como a história ia acabar, obviamente, mas não estava preparada para chorar o tanto que eu chorei. Por vezes, parecia que a Anne escrevia sabendo que seu diário seria publicado.

É uma visão muito real do que a guerra causou.

Lindo desastre

Sinopse:

Rio de Janeiro, anos 1980/90.

Um jovem perdido, um rapaz apaixonado, um abraço mortal… – A transformação resultante pode vir a mudar o modo de ver o mundo e as cores à volta, enquanto a sobrevivência depende do fluido mais precioso à vida humana: sangue.
Descobertas, mudanças, amores impossíveis e improváveis.

Como corrigir os erros do passado e seguir a um futuro incerto? Como alcançar uma redenção?

Dois amigos de faculdade, por circunstâncias adversas às suas vontades, decidem criar juntos seus filhos e, assim, formar uma família não-tradicional… Até que um deles é atacado e transformado numa criatura da noite, dando início a uma busca pessoal onde precisa rever seus conceitos e reaprender a viver num mundo onde sua presença não é mais bem-vinda.

Opinião:

Apesar do começo do livro não ter me prendido, depois que passei do segundo capítulo simplesmente me apaixonei por essa história.

Também foi uma leitura do Ipê Literário e conta um romance apaixonante entre Miguel e Ricardo. Acontece que Miguel tem habilidades especiais e é um ser da noite. É uma fantasia leve apaixonante.

Bruto e apaixonado

Sinopse:

Mário Lancaster e Natália Esteves parecem não ter nada a ver um com o outro: ele é um ex-peão de rodeio e ela, uma empresária sofisticada de uma metrópole. Ela deve demitir funcionários da maior fábrica local, e ele é o responsável por convencê-la a mudar de ideia.

Eles estão em lados opostos, mas a química entre os dois é impossível de ignorar. Bruto e apaixonado é o primeiro volume da série Irmãos Lancaster e uma história irresistível de amor, superação, sedução e, claro, caubóis atraentes e possessivos.

Opinião:

Essa é uma indicação um pouco diferente das outras, pois refere-se a um romance erótico. A autora tem uma escrita muito gostosa e fluída, muito divertida e também cheia de regionalismos.

Gostei bastante, é um livro para ler em uma sentada.

A corrente

Sinopse:

Vítima. Sobrevivente. Sequestrador. Criminoso. Você vai se tornar cada um deles.

O dia começa como qualquer outro. Rachel Klein deixa no ponto de ônibus a filha de 13 anos, Kylie, e segue sua rotina. Mas o telefonema de um número desconhecido muda tudo. Do outro lado, uma voz de mulher avisa que Kylie está no banco de trás de seu carro, e que Rachel só verá a filha de novo se pagar um resgate – e sequestrar outra criança.

Assim como Rachel, a mulher no telefone é mãe, também teve o filho sequestrado e, se Rachel não fizer exatamente o que ela manda, o menino morre, e Kylie também. Agora Rachel faz parte da Corrente, um esquema aterrorizante que transforma os pais das vítimas em criminosos – e, ao mesmo tempo, deixa alguém muito rico. A Corrente é implacável, apavorante e totalmente anônima. As regras são simples: entregar o valor exigido, escolher outra vítima e cometer um ato abominável do qual, apenas vinte e quatro horas antes, você se julgaria incapaz.

Rachel é uma mulher comum, mas, nos dias que se seguem, será levada a extremos que ultrapassam todos os limites do aceitável. Ela será obrigada a fazer escolhas morais inconcebíveis e executar ordens terríveis. Os cérebros por trás da Corrente sabem que os pais farão qualquer coisa pelos filhos. Mas o que eles não sabem é que talvez tenham se deparado com uma oponente à altura. Rachel é inteligente, determinada e… uma sobrevivente

Opinião:

Esse thriller de suspense também entra na minha lista, porque adorei a ideia por trás da Corrente. Foi algo bem construído, com protagonista forte e desenvolvimento intenso. Se você não leu, precisa dar uma chance à história.

Rede de sussurros

Sinopse:

Há anos, Sloane, Ardie e Gracie trabalham juntas em uma empresa de roupas esportivas. As três sempre se ajudaram, passando por promoções empolgantes, reuniões intermináveis, casamento, maternidade, divórcio e os desafios impostos pela política no escritório. Elas também têm seus segredos e cada uma fez algo de que se arrepende.

Com a morte repentina do presidente da empresa, tudo indica que Ames, o chefe delas, será alçado à liderança da companhia. Ames é um homem complicado, que as três conhecem há muito tempo e que sempre esteve cercado por sussurros a respeito do tratamento que dispensa às subordinadas. Esses sussurros vinham sendo ignorados, varridos para debaixo do tapete e acobertados por aqueles que estão no poder.

Depois de descobrirem que Ames adotou uma conduta inaceitável em relação a uma nova funcionária, elas decidem falar. E essa decisão provoca uma mudança catastrófica no escritório. Mentiras serão reveladas. Segredos serão expostos. E nem todo mundo sobreviverá. Suas vidas — como mulheres, colegas, mães, esposas, amigas e até adversárias — estão prestes a mudar drasticamente.

Opinião:

Me conectei demais com a história desse livro. Todas as mulheres que já trabalharam em empresas devem ter passado por algo parecido com as histórias contadas nessa narração.

Sofri, senti raiva, ri e me apaixonei pelas personagens. Um livro que critica muito abertamente o sistema de trabalho que, embora esteja aceitando cada vez mais mulheres, ainda não está preparado para nos acolher (e nem acolher minorias, mas isso já é outra história).

Artigo de charcutaria

Sinopse:

Será que nós valemos mais vivos ou mortos? Uma jovem de 29 anos vai descobrir isso da pior maneira possível.

***ALERTA DE GATILHO!
Se você tem pânico, ansiedade ou está em um mau momento relacionado a isso, não vá adiante.***

Opinião:

Um conto de terror que merece sua atenção. Neste uma garota é sequestrada em um bar e descobre que será leiloada. Meio clichê, mas muito bem desenvolvido. Recomendo!

O bebê de Laila

Sinopse:

Laila parece ter tudo o que muitas outras mulheres gostariam de ter: um lindo apartamento, um marido bem empregado e uma filha recém-nascida. O que ninguém sabe é que, por trás dessa pintura de vida ideal, se escondem segredos dolorosos e sombrios.

Aviso: Esse conto contém assuntos que podem ser gatilhos para algumas pessoas.

Opinião:

Esse conto/novela foi escrito pela rainha do terror brasileiro, Babi Lacerda. E é muito, muito bem construído!

Me arrepiei e me surpreendi demais com o final. Tem uma pegada meio O Bebê de Rosemary com o seriado Tábula Rasa (se você não assistiu, corre dar uma chance pra essa série porque ela é ótima!).

Como se encontrar na escrita

Sinopse:

Neste livro, Ana Holanda conduz o leitor numa jornada sobre a descoberta da Escrita Afetuosa. Longe de querer ditar regras ou se basear em truques, o objetivo aqui é fazer com que cada um encontre a própria voz, identifique a melhor forma de colocá-la no papel e, por fim, perca o medo de compartilhar o resultado.

Opinião:

Ótima leitura para quem procura melhorar suas escrita – e escrever com mais sentimento. Passar o que estamos sentindo através das palavras não deve ser uma tarefa difícil, e a autora explica muito bem como fazer isso.

Ninguém morre sem ser anunciado

Sinopse:

Ceci vai morrer em breve com uma machadada na cabeça. Esse é o único fato mais ou menos incontestável dessa história.

Opinião:

Um livro escrito em crônicas sobre uma menina que sabe como vai morrer: com uma machadada na cabeça.

Esse foi um dos livros que favoritei em 2021 e é muito bom. Escrito com bom humor, li junto com o pessoal do Ipê Literário. Foi incrível!

E aí, você já leu alguma dessas obras? Se sim, vamos conversar, porque se tem algo que eu amo é falar sobre livro!

Você pode me contar o que achou dos livros através do Instagram ou do e-mail.

Espero suas observações sobre os livros.

Um grande abraço,

Julia


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *