Existem escritores que gostam de escrever só para eles, para deixar suas lembranças ou histórias guardadas. Mas também existem escritores que desejam que suas obras sejam lidas. Se você faz parte desse segundo grupo, não pode fazer essas 5 coisas na hora de divulgar suas histórias.
Introdução
Nós faremos de tudo por um leitor. Mas a que custo?
Entenda: leitores são importantes, mas você não pode deixar sua ambição e ganancia tomarem conta na hora de divulgar suas obras, pois pode acabar se tornando chato e até mesmo afastando leitores.
Ou seja, ao invés de conquistar novas pessoa, irá afastá-las, fazer com que elas se cansem de você.
Ninguém quer isso, certo?
Por isso, não é sempre que vale a pena fazer de tudo por um leitor. Inclusive, existem 5 coisas muito chatas que eu espero que você jamais faça, na esperança de tentar chamar mais pessoas para ler suas obras.
Logo vou explicar quais são, mas já adianto que são todas coisas que acontecem muito na internet.
Afinal, as redes sociais e o marketing digital são pilares muito importantes para a divulgação das suas obras. Os mais importantes atualmente, eu diria.
Por isso, usar essas ferramentas da maneira correta é imprescindível para conquistar leitores.
E e nessas ferramentas que as coisas mais inconvenientes acontecem.
Nesse post, vou te contar 5 coisas que você jamais deve fazer na hora de divulgar suas obras.
E se quiser ler dicas do que fazer para engajar mais leitores, clique aqui.
1. Não abuse das DMs
Um dos erros mais comuns que eu vejo escritores cometendo é ir nas DMs (ou nas mensagens privadas) de outras pessoas divulgar seus livros.
Jamais faça isso se você:
- Nunca falou com a pessoa antes;
- Não pediu permissão para divulgar sua obra dessa maneira;
- Não sabe se a pessoa gosta ou não de ler o gênero literário da sua obra.
Vou te contar: eu recebo MUITAS mensagens de pessoas que nem me seguem divulgando seus livros.
O que faço? Bloqueio a pessoa na hora. Se você não se da nem ao trabalho de seguir, de acompanhar o que eu posto, por que eu deveria ler o seu livro?
O mesmo acontece com muita gente. Se você nunca nem falou com aquela pessoa, nunca interagiu em uma postagem, seja em qualquer rede social, por que você acha que a pessoa vai ler o seu livro?
Além de ser super inconveniente, fica aquela sensação de que o autor saiu mandando a mesma mensagem para todo mundo.
Ou seja, você mostra que aquela pessoa não é alguém especial para o seu trabalho.
Só use as mensagens privadas em casos de você já conhecer a pessoa, mas lembre sempre de ser gentil e oferecer uma troca (por exemplo: leia o meu livro que eu leio o seu, ou algo do tipo). Se você já tiver criado um tipo de conexão com essa pessoa, melhor ainda, pois ela não se sentirá tão incomodada.
2. Não se promova às custas de outro autor
Outra coisa super chata é ver gente tentando crescer em cima do trabalho dos outros.
Já vi muita gente divulgando seu próprio livro nos comentários dos livros de outro autor (acontece muito no Wattpad).
Já vi gente indo nos comentários de um post que fala sobre a obra de outro autor divulgar seu próprio trabalho.
E já vi muita gente usar o nome de autor famoso para divulgar seu livro.
Todas essas coisas são completamente inaceitáveis. Sério, você vai se queimar se fizer algo do tipo. E se você já fez, pare imediatamente!
Ninguém merece ver pessoas tentando crescer em cima de algo que você fez.
Os leitores também percebem esse tipo de oportunismo. Porque é o que é: oportunismo.
Há muitas maneiras de divulgar suas obras sem precisar usar outras obras como escada. Se você não souber como, sugiro dar uma olhada no meu livro 244 ideias de conteúdo para divulgar suas obras, disponível na Amazon.
3. Não viva só de jogar link
Uma coisa muito comum, principalmente em grupos do Facebook, é autores que simplesmente jogam seus links em postagens, sem qualquer contexto, na esperança de que o leitor vá se interessar pela história simplesmente pelo seu texto ou imagem ali presentes.
Não estou dizendo para você não fazer isso. Aliás, mesmo que os leitores não cliquem no seu link, quem entra nos grupos pode ficar com o nome do seu livro na cabeça e um dia decidir dar atenção para essa obra.
No entanto, não invista seu tempo fazendo só isso.
Vou explicar melhor:
- Há muito mais autores do que leitores nesses grupos, portanto a chances do seu livro ser realmente lido dessa maneira são baixas;
- Poucas pessoas entram em grupos assim para encontrar indicações de histórias, porque implica que elas vão precisar procurar muito até encontrar o livro da temática que deseja. O que elas fazem, muitas vezes, é perguntar se alguém tem um livro do gênero X e esperar que os autores venham até elas. Fique de olho nesses posts, pois assim seus livros terão mais chances de serem lidos;
- Quando você compartilha somente muitos posts de links, as pessoas acabam julgando aquilo como spam e cansam de ver suas postagens, podendo até te silenciar para não ver mais esse tipo de conteúdo.
Ou seja, é muito complicado fazer só isso e achar que seu livro será lido.
Como já falei, você pode divulgar links assim em posts onde as pessoas pedem indicações de obras e também pode fazer postagens dessa maneira, mas jamais conte apenas com essa estratégia para divulgar suas obras. Invista em outras técnicas de marketing para tornar seu livro conhecido.
4. Não viva bancando a vítima
Não seja a pessoa que ganha leitores na base da dó.
Viver postando que ninguém lê os seus livros é desanimador.
Viver criticando os leitores por não darem valor a sua obra é péssimo.
Viver falando mal de outros gêneros e dizendo que você faz literatura de verdade por escrever uma ou outra coisa é pedir para ser odiado.
Eu sei que conquistar leitores é difícil, mas eu te garanto: a culpa nunca é do leitor.
Pode ser chato ler isso, mas muitas vezes a culpa por você não ter leitores é sua.
Eu demorei muito pra entender isso também, mas é verdade.
Pode ser que sua divulgação não seja apelativa o suficiente. Ou sua sinopse esteja mal escrita. A capa também é um fator importante para os leitores. Se conectar com as pessoas, criar uma base antes de lançar um livro, pode ser o fator decisivo entre um best-seller e um fracasso.
Ou seja, o importante é estudar e aprender com os seus erros.
Ao invés de viver falando que ninguém lê o seu livro, descubra o porquê. E melhore nisso. Depois, você vai poder contar para outros autores do mesmo gênero que você escreve o que você fez para evoluir e como conseguiu chegar onde chegou.
5. Não desista
Acho que a dica mais importante e mais óbvia, mas que muita gente se esquece, é não desistir.
As coisas não acontecem de um dia para o outro, especialmente no mercado literário.
Você provavelmente não vai virar best-seller em um mês e está tudo bem!
A jornada é um aprendizado e o importante é continuar.
Entender os seus erros, corrigi-los e fazer melhor.
E é curtir esse processo! Não adianta nada fazer na base do ódio. Mas, feliz ou infelizmente, o marketing que o autor faz é muito importante. Então só depende de você não desistir e fazer o seu livro se tornar conhecido.
Espero que tenha gostado das dicas de hoje. Anote-as para sempre se lembrar do que não fazer na hora de divulgar suas obras.
Depois me conta se elas te ajudaram de alguma forma, está bem?
Um grande abrasso,
Julia
Deixe um comentário