Revisar o primeiro rascunho só precisa ser uma tarefa complicada se você não usar esses 3 passos simples.
Introdução
Então você terminou o primeiro rascunho do seu livro. O que fazer agora?
O seu primeiro rascunho nunca deve ser considerado a única versão do seu livro.
É necessário revisar, editar e reescrever, em alguns casos. Por isso, após terminar essa primeira escrita, você precisa fazer 3 coisas na hora da revisão:
- Pensar nas mudanças;
- Corrigir a gramática e;
- Enxugar o manuscrito
Vou falar um pouco mais sobre cada um desses passos neste post.
1. Pense nas mudanças
A primeira coisa a se fazer depois de terminar o primeiro rascunho e pedir a opinião de outras pessoas.
Procure leitores betas ou contrate uma leitura crítica (deixei o link de uma ótima profissional para você fazer um orçamento com ela). Essas pessoas te darão ideias do que precisa ser mudado ou não.
Você também já pode ter ideias próprias do que gostaria de mudar, tirar ou acrescentar, tenho certeza. Anote todas elas para não esquecer e depois confira para ver se os feedbacks dos leitores batem com o que você esperava ou se há ainda mais mudanças a serem feitas.
Após isso, você vai refazer as anotações para acompanhá-las na hora de revisar o livro. Na segunda versão, já inclua essas mudanças.
2. Corrija a gramática
Nem sempre vamos acertar toda a gramática de uma vez no primeiro rascunho.
Pode ser que você encontre palavras faltando, ou escritas erradas. Também é comum confundirmos os tempos verbais, portanto atenção dobrada nisso! Se você for como eu, também vai encontrar palavras que não seguem plural e singular em uma única sentença, ou pode até mesmo ter feito algumas confusões de gênero ao descrever pessoas e objetos.
Está tudo bem. Sério, ninguém espera que o seu primeiro rascunho seja perfeito. É justamente por isso que você vai revisar e reescrever mais de uma vez (pode ser que você repita esse processo duas, três, quatro vezes, e por aí vai).
O importante é dar uma olhada nos errinhos que você pode ter deixado escapar na primeira versão da sua história.
3. Enxugue o manuscrito
Existem dois tipos de autores: aqueles cujo primeiro rascunho é pequeno, e depois precisa acrescentar cenas para deixar o livro mais denso e emocionante, ou aquele cujo primeiro rascunho é simplesmente gigantesco.
Eu me encaixo no primeiro grupo. Os manuscritos dos meus livros são minúsculos, eu simplesmente escrevo as ideias principais. É só depois que vou incluir mais informações e deixar os personagens mais carismáticos.
No entanto, mesmo eu tendo que acrescentar coisa, também preciso tirar. E você vai precisar também!
Nas primeiras versões, muitas vezes incluímos cenas que não precisavam estar ali. Ou que não fazem muito sentido para a trama e só estão atrapalhando o fluxo de ideias.
E isso acontece em qualquer tipo de manuscrito, os longos ou pequenos.
Depois de terminar de escrever, espere um tempo para reler. Tenho certeza que você vai encontrar cenas que não pertenciam ou não se encaixavam na sua história naquele momento.
Novamente: está tudo bem.
Seja bem crítico com sua obra e corte sem dó. De cenas à frases, parágrafos ou até mesmo diálogos. Quanto mais enxuto, melhor.
E aí, já anotou essas dicas para começar a revisar seu livro?
Depois me conta se esses passos te ajudaram a deixar sua obra ainda mais incrível. Eu tenho certeza que sim, mas também quero saber sua opinião.
Um grande abraço,
Julia
Deixe um comentário