Porque você NÃO deve ler A Casa dos Pesadelos

Se você gosta de histórias de terror, provavelmente já ouviu falar do livro A Casa dos Pesadelos, do Marcos DeBritto. O autor brasileiro tem conquistado cada vez mais fãs ao redor do mundo por sua fama em criar histórias assustadoras com teor histórico nacional.

Claro, eu mesma sou escrita e apoio a literatura nacional o máximo que posso. Tenho, inclusive, um clube de leitura só de livros escritos por autores brasileiros. Porém, não posso deixar de dizer que esse foi um dos piores livros que já li na vida.

E nesse post vou te contar porque você não deve ler A Casa dos Pesadelos.

Porque você não deve ler a casa dos pesadelos
Porque você não deve ler a casa dos pesadelos

Sinopse

Dez anos depois de estar cara a cara com aquela assombração, Tiago finalmente concorda em voltar à mesma casa para visitar sua avó. Agora adolescente, ele pretende provar para si mesmo, que a terrível imagem que o aterrorizara nas madrugadas por tanto tempo, não passava de uma criação tenebrosa da infância.

Mas, ao chegar no casarão, o jovem se depara com o misterioso quarto de seu falecido avô, agora mantido fechado, e tratado como espaço proibido. As restrições com relação ao aposento, as sensações e barulhos no meio da noite logo alimentam nele a suspeita de que algo terrível habita o local.

Tomado por uma estranha coragem e desejo de ver-se finalmente livre do medo, tudo que o rapaz deseja é descobrir o que há por trás daquela porta. Então, o pesadelo toma novo impulso quando a figura sombria da infância mostra-se real novamente… mas, desta vez, ela quer atacar o seu irmão mais novo.

Determinado a impedir que o caçula passe por terror semelhante, Tiago, mesmo apavorado, decide enfrentar a criatura. E o que descobre expõe terríveis segredos do passado que ninguém poderia imaginar.

Um livro que tinha tudo para ser ótimo

Vou ser sincera: a sinopse do livro é incrível. Além do nome chamativo, que encanta qualquer amante de casas mal assombradas, a premissa da história é legal. Afinal, acho que todo mundo teve ou conhece alguém que tem uma avó que mora em uma casa antiga e cheia de segredos.

Então minhas expectativas estavam altas. E por isso me decepcionei imensamente.

Já percebi, logo no começo, que eu não ia gostar do livro. Mas decidi continuar mesmo assim, porque tenho o péssimo hábito de raramente abandonar uma história.

No entanto, sou uma pessoa parcial. Vou contar alguns pontos positivos e negativos da obra, para você decidir por si mesmo se deve ler ou não.

Pontos positivos

  • A história se passa em uma casa mal assombrada. Para os amantes de terror, isso é incrível, porque sempre acho difícil encontrar livros com esse tema;
  • É escrito por um autor nacional! E, sim, isso é ponto positivo. Precisamos de mais autores brasileiros fazendo sucesso, principalmente no terror;
  • O plot twist principal da obra é bem interessante e eu, particularmente, não esperava pela reviravolta principal da história enquanto lia. Me surpreendeu!

Pontos negativos

  • A escrita é muito – MUITO – cansativa. A narração do livro é em um português formal, cheio de palavras difíceis e desnecessárias. Isso pode atrapalhar o fluxo de leitura. Me atrapalhou e esse é o principal motivo por eu odiar esse livro;
  • O final é aberto. Normalmente, não tenho muitos problemas com isso, mas achei que o final ficou algo muito sem sentido. O autor poderia ter completado a história sem problemas;
  • Tem muitas cenas aleatórias e estereotipadas, que eu achei que não cabiam dentro da obra. Poderiam ter sido trabalhadas de uma melhor forma;
  • Há outro estereótipo que eu odeio ver em obras: o estereótipo da garota rebelde, que não liga pra nada e está “de mal” com a vida. Fico muito irritada com personagens desse tipo.

Então, sim, é claro que o livro tem seus pontos positivos. Mas eu, Julia, não gostei da experiência de leitura. Porém, como você pôde ver, pode ser que você goste da obra mesmo assim.


Se você acha que seria legal ler A Casa dos Pesadelos, clique aqui e compre direto na Amazon. Comprando por este link, você não paga nada a mais e ainda ajuda uma escritora independente a ganhar uma pequena comissão.

Depois me conta o que achou do post, tá bom?

Um grande abraço,

Julia


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *