Os 3 livros de terror mais assustadores da minha estante

Não é segredo para ninguém que eu sou completamente apaixonada pelo universo do terror. Por isso, não é surpresa eu ter os livros de terror mais assustadores em minha estante.

Um diferencial dessa lista é que eu não vou indicar livros do Stephen King. Afinal, sei qualquer amante de terror já possui várias obras do “Rei do Terror” guardadas consigo. Resolvi trazer obras que eu raramente vejo sendo comentadas como referências ao medo.

Então, para ver os 3 livros de terror mais assustadores da minha estante, continue lendo.

Amityville

Sinopse

“Cercada pela natureza, com janelas amplas e uma sacada espaçosa, ela poderia ser uma casa de bairro tranquila como todas as outras, não fosse seu passado devastador e sangrento.

Embora tenha sido amplamente divulgada pela mídia, em especial nos jornais e nas revistas da época, muitas vezes de maneira sensacionalista, a história da casa de Amityville nunca havia sido contada com riqueza de detalhes — até Jay Anson decidir reconstruí-la e transformar seu livro de não-ficção em um dos relatos paranormais mais importantes e conhecidos de todos os tempos.”

Essa obra serviu de inspiração para a produção de mais de 10 filmes com o mesmo tema – a casa mal assombrada em Amityville.

Em um relato jornalístico, Jay Anson conta a história da família Lutz, que se muda para uma casa que foi palco de um crime real. Anos antes, a família DeFeo havia sido brutalmente assassinada pelo filho mais velho do casal.

Embora céticos no começo, os Lutz logo se veem enfrentando forças sobrenaturais, em uma sequência de atos malignos.

O livro não tem uma narração como já estamos acostumados em obras de ficção, porque é um relato real dos acontecimentos da casa. Talvez por isso você sinta que a leitura é lenta, mas ainda assim vale conhecer um pouco mais sobre a história dessa família assombrada.

Eu também gravei um podcast contando a história de Amityville. Se você quiser ouvir, basta clicar aqui.

Exorcismo

Sinopse

Um fenômeno quase paranormal atingiu o mundo em 1973. Multidões sofreram de náuseas, desmaios, alucinações e calafrios, numa histeria coletiva sem precedentes. Todos aparentemente possuídos por um filme: o já clássico O Exorcista, dirigido por William Friedkin e adaptado do romance que o roteirista Willian Peter Blatty lançara dois anos antes e que completa 45 anos em 2016.

Se a ficção consegue ser tão assustadora, imagine o poder contido na história real? Muitos não sabem, mas a obra-prima de W. Peter Blatty não se trata de uma invenção. Ela foi inspirada num fenômeno ainda mais sombrio, desses que a ciência não consegue explicar: um exorcismo de verdade.

A história real aconteceu em 1949, e você pode conhecê-la ― se tiver coragem! ― no livro EXORCISMO, do jornalista Thomas B. Allen, lançamento da DarkSide Books em 2016. Exorcismo narra em detalhes os fatos que aconteceram com Robert Mannheim, um jovem norte-americano de 14 anos que gostava de brincar com sua tábua ouija, presente que ganhou de uma tia que achava ser possível se comunicar com os mortos.

Thomas B. Allen contou com uma santa contribuição para a pesquisa do seu trabalho. Ele teve acesso ao diário de um padre jesuíta que auxiliou o exorcista Bowdern. Como resultado, seu livro é considerado o mais completo relato de um exorcismo pela Igreja Católica desde a Idade Média.

Os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren definiram a obra de Thomas B. Allen como “um documento fascinante e imparcial sobre a luta diária entre o bem e o mal”.

Seguindo o mesmo estilo de Amityville, temos Exorcismo. Nesse livro, lemos um relato real de uma família e um padre que passaram por momentos terríveis com o filho do casal, possuído pelo demônio.

A leitura também é menos fluída nesse caso, já que o texto é mais jornalístico e explicativo. Ainda assim, há momentos de nos deixar arrepiados – principalmente cenas da criança possuída.

A obra originou o clássico O Exorcista, filme e livro de muito sucesso. Exorcismo seria a história real, enquanto O Exorcista é a adaptação baseada em fatos.

Asylum

Sinopse

Ao entrar pela primeira vez na New Hampshire College, Dan Crawford não tem ideia de que viverá neste lugar as cinco semanas mais intensas de sua vida.  

Como os alojamentos estavam em reforma, os alunos estão instalados na ala desativada de um sanatório. Quando Dan e seus amigos, Abby e Jordan, começam a explorar os corredores e o sótão, descobrem que aquele edifício não era um instituto para doentes mentais comuns, pois por ali passaram psicopatas, homicidas; gente extremamente perigosa.

No entanto, a presença dos três ali não é obra de um mero acaso, pois o asilo é a chave para um passado terrível e segredos que se recusam a ficar enterrados. 

Com fotos e cartas ilustrativas, Asylum é um suspense arrepiante e diferente de tudo o que você já leu. Uma história de terror na fronteira entre a genialidade e a loucura.

Essa é uma obra mais vontade para o público juvenil, mas que não peca nos momentos de medo. Isso lhe garantiu uma boa posição entre os livros de terror mais assustadores da minha estante.

Em Asylum, acompanhamos Dan em um de seus vários recomeços. Dessa vez, ele foi para um curso de verão em que os dormitórios ficam onde costumava ser um antigo manicômio. Só por isso, você já deve ter ficado arrepiado.

Enquanto passa os dias aprendendo e se apaixonando, Dan também descobre os segredos que o lugar guarda. Parece que, de alguma forma, sua vida está interligada ao manicômio. E acho que é isso que deixa a história ainda mais intrigante.


Você já leu algum dos livros da minha lista? O que achou?

Lembrando que comprando os livros pelos links acima você não paga nada a mais e ainda me ajuda a ganhar uma pequena comissão.

Um grande abraço,
Julia


Comments

Uma resposta para “Os 3 livros de terror mais assustadores da minha estante”

  1. […] você gosta de romance, terror ou até mesmo fantasia, precisa conhecer essas obras que são super natalinas – ou que, no mínimo, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *