Técnicas de design para criar suas próprias capas de livros

Existe o ditado de não julgar o livro pela capa, mas todo mundo sabe que, quando mais atrativa sua capa, mas chances você tem de vender sua história. Por isso, caso você não tenha condições de encontrar outra pessoa para fazer uma capa para você, pode aprender técnicas de design para criar suas próprias capas de livros.

 Essa
não é uma tarefa fácil, especialmente se você:

  1. Não entende nada de design;
  2. Nunca fez nenhuma capa de livro na sua vida.

Esse post veio para facilitar sua vida. Aqui, você aprender algumas técnicas de design para criar suas próprias capas de livro. Além disso, terá dicas do que você pode fazer para desenvolver capas criativas, sem precisar pagar ninguém para fazê-las. Com o básico, você já vai conseguir elevar sua noção de design e melhorar seus trabalhos.

Vamos lá?

Combine fontes

Existem várias fontes grátis disponíveis para baixar na internet, mas você sabe como usá-las? 

Basicamente, elas são divididas em duas categorias: com serifa ou sem serifa, mas, juntas, fazem várias combinações incríveis. Veja alguns exemplos abaixo:

Eu tenho uma pasta no Pinterest só com vários exemplos de combinação. Use-a para se inspirar!

Mas, antes de sair combinando tudo, leve em cosideração:

  • O tema da história e;
  • O gênero do livro.

Ou seja, se você está escrevendo um romance romântico, cheio de drama e momentos fofos, com certeza a melhor escolha não será uma fonte com apelo futurista. Uma fonte desse tipo ficaria melhor em uma distopia que se passa nos anos 3000, por exemplo.

Isso quer dizer que, além de escolher fontes que combinem entre si, você precisa encontrar fontes que combinam com a sua história.

Escolha as cores certas

Assim como com as fontes, é importante aprendermos a combinar as cores da nossa capa. Entender que cada tom que escolhemos representa algo é ideal para passar o humor certo da história assim que o leitor bater os olhos em seu livro.

Por isso, é importante pensar nas mesmas coisas de que quando escolhemos fontes:

  • Qual o gênero do seu livro?
  • O que você quer passar para o leitor assim que ele vê a sua capa?

Portanto, seu livro de terror dificilmente terá uma capa de tons pastéis. Isso porque as cores que remetem ao gênero do livro – terror – são mais escuros, sóbrias e sérias..

Aprenda a combinar cores com estes exemplos da minha pasta do Pinterest. 

Imagem ou ilustração?

Há muito debate no mercado literário sobre o que vende mais: capas com fotografias ou com ilustrações. Mas, na minha opinião, esse é um gosto puramente pessoal. E vai de encontro com algo que eu sempre digo aqui: conheça o seu público.

Às vezes seus leitores preferem ler livros cujas capas mostrem uma ideia da personagem principal, como uma foto que remeta a ele. Eu, particularmente, sou do time das ilustrações. Mas, no fim, isso não importa. O que vale é a capa transmitir o humor da história, como já mencionei acima.

Mas você pode sempre levar em consideração:

  • Um ponto marcante da história;
  • Preferência dos seus leitores:
  • Habilidades pessoais. Ou seja, se você é melhor manipulando imagens, talvez prefira usar imagens a ilustrações.

No entanto, pensar no ponto marcante da história, da coisa principal, vai te ajudar a decidir como representar isso. Pode ser uma característica do seu personagem, um artefato mágico valioso para a trama ou até mesmo a ambientação do lugar onde se passa a história. Quando se decidir, pode escolher entre imagem ou ilustração.

Para dar uma ideia geral de como posicionar imagens ou ilustrações em seus livros, separei alguns exemplos:

Aprimorando seus conhecimentos em design para criar suas próprias capas de livros

Se você tem interesse em aprender mais sobre design e conhecer tudo sobre esse universo, vou deixar algumas recomendações de livros abaixo:

Lembrando que se você comprar os livros pelos links acima, não paga nada a mais e ainda ajuda uma escritora independente a ganhar uma pequena comissão.


E aí, acha que vai conseguir criar capas mais bonitas depois dessas dicas?

Um grande abraço,
Julia


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *