3 dicas para deixar a publicação de livro nos eixos

Quando começamos a nos profissionalizar no mundo editorial, percebemos que há muito mais do que simplesmente escrever um livro para vender um livro. É necessário traçar objetivos, montar estratégias e fazer um planejamento incrível para que a publicação de livro saia nos eixos.

E isso vale tanto para livros físicos quanto para e-books.

Especialmente quando se é um autor independente, precisamos estar por dentro de todas as fases de produção de um livro, inclusive a publicação. Por isso, desenvolvi 3 dicas para deixar a publicação de livro nos eixos. Me baseei em minhas próprias experiências e em anos de estudo, portanto acredito que poderá te ajudar.

Se quiser saber tudo sobre publicar um livro, continue lendo este post.

1 – Defina objetivos

Antes de mais nada, você pode definir objetivos de curto, médio e longo prazo. Isso vai te ajudar a organizar a sua escrita e outras metas de vendas. Por exemplo:

  • Objetivo de curto prazo: escrever 15 minutos por dia.
  • Objetivo de médio prazo: publicar um livro no dia 7 de setembro.
  • Objetivo de longo prazo: ganhar mais de R$ 500 com a venda do meu livro em até um ano após a publicação.

Dividir os objetivos em curto, médio e longo vai te ajudar a ter foco de terminar sua história, publicar o livro e não desistir no meio do caminho.

Além disso, você pode organizar sua vida para caber nos objetivos. Se o seu objetivo é escrever 15 minutos por dia, então pode começar a separar esse tempo todas as manhãs. Ao escrever todos os dias, você sabe que vai conseguir terminar de escrever até setembro. E, por isso, já pode ir trabalhando na divulgação que vai te garantir os R$ 500 reais após um ano de lançamento.

Se você ainda não sabe como começar a escrever um livro, conheça o Como Escrever um Livro: O Guia Completo, escrito pelo Nano Fregonese.

2 – Crie um plano de ação

Depois de definir os objetivos, você precisa criar um plano de ação. Ou seja, determinar os passos do que você precisa fazer para atingir as metas que você escolheu.

Pode ser no papel, na agenda ou aplicativos tipo o Notion. O importante é detalhar e dividir bem as suas tarefas. Existem várias formas de organização, basta escolher a que mais te agrada.

Eu dividido mais ou menos assim:

  • Tarefas gerais, como finalizar planejamento da história, escrever o livro e publicar o livro. Sempre coloco uma data limite para terminar essa tarefa.
  • Tarefas específicas, como planejar personagens, pesquisar sobre lugar X, contratar revisão do livro, montar estratégia de marketing, entre outras. Também tenho datas limites para essas, que ficam dentro da data final da tarefa geral.

Se quiser saber mais sobre todas as etapas de escrita e publicação de livro, sugiro dar uma olhada no Quer Publicar Um Livro? Descubra como! – Autopublicação, divulgação e comercialização.

3 – Montar estratégia de marketing

Esteja você publicando por uma editora ou seguindo o caminho da autopublicação, precisa entender que montar uma estratégia de marketing inteligente vai te ajudar a vender seu livro.

Geralmente, livros físicos exigem uma estratégia diferente de e-books. Além disso, você precisa pensar em muitas coisas na hora de divulgar seu livro, como:

  • Quem é o público da sua história;
  • Quais redes sociais eles usam;
  • Pensar em parcerias com blogs, YouTubers e Instagrams literários;
  • Qual tipo de conteúdo você vai produzir para chamar atenção dos leitores;
  • Se você vai fazer algum tipo de promoção ao longo do ano.

E muitas outras coisas.

Se você tem dúvida de qual conteúdo criar para divulgar suas obras, conheça o meu livro 244 ideias de conteúdo para divulgar suas obras.

Tenha em mente uma coisa: uma boa estratégia de marketing pode te ajudar a alcançar o topo de vendas de livros.

Obras que vão te ajudar na publicação de livro

Para aprimorar seus conhecimentos em publicação de livro, separei uma lista com diversas obras que prometem de ajudar a produzir e publicar de forma independente.

Todas estão na Amazon e a maioria está presente no Kindle Unlimited, o que significa que você pode adquirir esse conhecimento de graça.

Lembrando que ao comprar pelos links acima você não paga nada a mais e ainda ajuda uma escritora independente a ganhar uma pequena comissão.


Espero que essas dicas de publicação de livro tenha te ajudado a tirar aquela ideia da gaveta e colocá-la no mundo.

Um grande abraço,
Julia


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *