5 livros que são a cara do verão para te inspirar a ler mais nessas férias

Janeiro é sempre um dos meus meses preferidos: sol, calor e férias. É claro que eu passo meus dias de folga lendo e sempre me inspiro com livros de verão.

Nesse post, vou te indicar 5 livros que são a cara do verão. Fáceis de ler e divertidos, para você conseguir colocar todas as leituras em dia neste mês. Como sempre, tento indicar um livro de cada gênero para cair no gosto de todo tipo de leitor.

Vamos lá?

A Evolução de Calpúrnia Tate, de Jacqueline Kelly

Vamos começar com um romance de época? A Evolução de Calpúrnia Tate conta a história de uma menina de 11 anos que vive no Texas, em 1899, e que começa a se interessar pela Teoria da Evolução de Darwin e sai explorando o seu quintal com a ajuda do avô. Mesclada com fatos do dia a dia do século XIX, o livro é leve e bem gostoso de ler – e se passa, principalmente, no verão.

Essa delícia literária não é muito conhecida, por isso fica a indicação. Apesar de ser um livro grande – com mais de 300 páginas -, a história é rápida e a escrita da autora, fluída. É muito divertido e vai te acompanhar por dias de sol e preguiça, te fazendo desejar estar junto com Calpúrnia descobrindo o mundo.

Estou Atrás de Você, de John Ajvide Lindqvist

Se você preferir livros de suspense e terror psicológico, sugiro Estou Atrás de Você. Ambientado no verão sueco, conta a história de oito pessoas que estavam acampando, até que certo dia acordaram em um lugar totalmente desconhecido. O livro, cuja resenha já postei aqui, traz muitas reflexões sobre medos, angústias e objetivos, mas também combina com viagem de férias e dias passados ao longo da piscina.

É um livro para quem gosta de refletir sobre o comportamento dos personagens. Apesar disso, garante uma leitura intensa, que vai te impedir de parar de ler até você chegar ao final.

Orgulho, de Ibi Zoboi

Essa releitura de Orgulho e Preconceito é tudo que você precisava na sua lista de leituras e não sabia. Orgulho conta a história de Zuri, uma garota do Brooklin que tem muito orgulho – da sua família, do seu bairro e de quem ela é. Porém, quando conhece Darius, o vizinho rico que se muda para o outro lado da rua, descobre que nem sempre o orgulho é uma coisa boa.

Essa é um livro de romance para se devorar. Além de acompanhar Zuri durante as férias de verão dela, é quase impossível não se apaixonar pelos demais personagens e pela escrita desenvolta da autora. Terminei a obra em poucos dias porque eu simplesmente não conseguia deixar o livro de lado. Se você curte romances contemporâneos, jovens e envolventes, esse é um dos livros de verão perfeito para você.

Verão Azul, de Brandon

Se você quer referências sobre os verões brasileiros, aconselho dar uma chance para Verão Azul. Nessa história, conhecemos Lucca, que está ajudando o melhor amigo a passar por um término de namoro. Acontece que a ex-namorada do seu amigo parece estar namorando de novo. O problema? Ele se sente estranhamente atraído por Eduardo (o novo namorado dela – sim, uma confusão) e sabe que a recíproca é verdadeira. O que eles devem fazer, então? Enfrentar todo mundo – inclusive eles mesmos – para ficarem juntos ou deixar essa paixão para lá?

Com uma escrita fluída, esse livro te leva a um verão de adolescentes do ensino médio. É tanta coisa que acontece na vida do Lucca nesses meses de férias que ele nem sabe mais quem ele é. E acompanhar ele nessa jornada de auto descoberta pode ser a pedida que faltava para tornar o seu próprio verão mais interessante.

A última música, de Nicholas Sparks

Acho que esse livro já virou praticamente um clássico para as adolescentes dos anos 2000, principalmente quando foi adaptado para o cinema e Miley Cyrus estrelou a obra. Eu mesma sou apaixonada pela história. A última música é um livro de romance que me conquistou todas as mil vezes que eu li.

Nessa história, Ronnie vai passar as férias de verão com o pai, na praia. Há anos que ela não ia para lá e parece estar resistente em ficar feliz com a mudança. Muitas coisas vão acontecendo ao longo do livro, mas a principal delas é a paixão que ela começa a nutrir pelo garoto bonitão da cidade. É uma história sobre perdão e sobre se reconectar com a família. Sempre me emociono quando leio!


O que achou da minha seleção de livros de verão? Você já leu algum?

Lembrando que ao comprar os livros pelos links acima você não paga nada a mais e me ajuda a ganhar uma pequena comissão.

Um grande abraço,
Julia


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *