Como surgiu a superstição de que coisas ruins acontecem na sexta-feira 13

Mundialmente, a sexta-feira 13 é conhecida como um dia de má sorte e até mesmo como uma data onde coisas ruins e terríveis acontecem. Mas você sabe como essa superstição nasceu?

Apesar do que muitos pensam, o estigma não se iniciou com histórias de terror, mesmo que elas façam parte do conjunto que popularizou a crença. Na verdade, essa superstição tem origens na numerologia, cultura cristã e até mitologia nórdica. Eu explico:

  • Na numerologia, o número 13 significa inconstância;
  • No tarot, a carta correspondente ao número 13 é a “Morte”
  • Na cultura cristã, 12 seria um número completo (12 tribos de Israel, 12 discípulos). O número 13, então, seria sinal de infortúnio;

Além disso, juntaram-se 13 pessoas na mesa da Santa Ceia, com a chegada de Judas, o traidor. No dia seguinte, uma sexta-feira, Cristo foi crucificado. E, segundo a tradição, Eva teria oferecido o fruto proibido a Adão numa sexta-feira. O Grande Dilúvio teria começado no mesmo dia da semana.

  • Na mitologia nórdica, também acredita-se que 13 pessoas juntas em uma mesa é sinal de desgraça, pois dizem que Loki, o deus da maldade, se sentou, sem ser convidado, em uma mesa com 12 divindades já presentes e causou discórdia, provocando a morte de Balder, o deus da justiça e sabedoria.

Nesta mesma mitologia, há a história da deusa do amor, Freya, que, sentindo-se abandonada após os nórdicos se converterem ao cristianismo, começou a se reunir todas as sextas-feiras com 11 bruxas e um demônio – somando 13 presentes – para amaldiçoar os convertidos;

  • Em meados de 1800, 13 homens passaram a se reunir todas as sextas-feiras para testar as superstições, como quebrar espelhos, pisar em rachaduras, passar debaixo de escadas etc. Acontece que, por algumas vezes, coisas ruins realmente aconteciam com eles e vários morreram;
  • Mas foi em só no século XX, com a introdução da cultura pop, que transformaram a data em algo comercial. Tanto que diversos filmes e livros de terror foram lançados em uma sexta-feira 13, fazendo-nos acreditar que o dia é marcado por energias ruins.

Ou seja, desde os tempos antigos as pessoas têm associado o número 13 e as sextas-feiras com desgraças, por conta desses acontecimentos e informações. Por isso, quando a data se junta – e o dia 13 do mês cai em uma sexta-feira -, passamos a acreditar que é sinal de mau agouro e ficamos mais atentos a possíveis infortúnios.

O que achou dessa história? Já imaginava que a superstição da sexta-feira 13 teria começado assim?

Se quer mais conteúdos horripilantes como esse, não deixe de conferir o podcast Vigília Noturna, com histórias assustadoras, lendas e muita superstição!!!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *