Longe de mim ditar regras de como você deve escrever o seu livro. Aliás, sou apaixonada pela literatura pela liberdade criativa que ela te dá para você poder criar sem limitações.
No entanto, para autores iniciantes, pode ser interessante seguir um passo a passo até chegar na publicação oficial do seu livro.
Por isso, esses cinco passos que trouxe hoje sobre como publicar o seu livro, deve servir como uma “receita de bolo”, para que você tenha algo em que se basear caso surjam dúvidas em sua jornada na escrita.
Passo 1: A pré-escrita
Este passo é dividido em três partes: o rascunho, a pesquisa e o agrupamento de conteúdos.
Comece com o rascunho do seu livro: escreva resumidamente o que você quer que aconteça na história. Quais são os pontos principais que se encontram na sua cabeça? Como a história deve terminar? Que evolução você espera da sua personagem principal?
Se quiser, pode ir além. Eu costumo fazer um resumo geral da obra e outro dos capítulos, para eu não me perder e não correr o risco de ter bloqueio criativo.
A pesquisa é o tempo que você irá se dedicar a descobrir o que precisa para seu livro ser colocado no papel. Você tem que estudar mais sobre a cidade em que a história se passa? Ou sobre algum transtorno psicológico que sua personagem tenha? Dedique um tempo para isso.
Minha dica é: defina um período para você realizar toda a pesquisa de base você precisa. Por exemplo, uma semana. Nessa única semana, você vai se dedicar unicamente a descobrir o que é necessário para sua história tomar forma.
Depois disso, agrupe todos os conteúdos em blocos, de forma que fiquem fáceis de serem achados caso você precise consultá-los.
Passo 2: Seu primeiro esboço
Após ter se organizado com o passo 1, comece seu primeiro esboço. Aqui vão algumas dicas para você aproveitar ainda mais esse passo:
- Desligue o corretor automático do sistema que você usa para escrever. Assim, você não vai ficar voltando para corrigir erros de português e perdendo tempo, enquanto deveria estar escrevendo;
- Trabalhe sua mente para não olhar para sua obra com julgamento. Eu sei que às vezes um capítulo pode parecer ruim, mas respire fundo e continue escrevendo. Na hora da revisão, você pode julgar se essa parte deve ser mudada ou não. Mas, no primeiro esboço, foque apenas em escrever;
- Não apague tudo, mesmo que você tenha vontade! Novamente falo sobre não julgar seu trabalho. Pode ser que você tenha vontade de apagar toda sua história, mas não faça isso. Se for precise, dê um tempo para seu cérebro e pare de escrever por alguns dias. Mas não desista da sua história! Continue escrevendo, termine seu primeiro esboço e só depois pense no que pode ser melhorado.
Assim que você terminar o seu primeiro esboço, deixe a história de lado por um tempo. Minha recomendação é ficar sem mexer nela por pelo menos um mês – mas quanto mais tempo, melhor.
Por quê? Pois assim seu cérebro vai se esquecer da história e, quando você for revisá-la, vai conseguir olhar para o seu trabalho com uma visão mais crítica.
Passo 3 – Hora de revisar
Pessoalmente, essa é a parte que eu menos gosto, mas que considero a mais importante.
É aqui que você pode revisar a estrutura do seu texto. Mude capítulos, quebra de parágrafos, forma de diálogos, toda a parte estrutural que você achar necessária ser alterada.
Também revise o conteúdo da história. Mude cenas que você acha que não ficaram tão boas. Limpe o texto com muitos pensamentos desnecessários. Verifique se todos os pontos da história estão conectados ou se não está faltando corrigir furos.
Está vendo que é só na parte que você vai mexer no seu primeiro esboço? O passo 2 é para ser feito sem pensar nisso, pois é neste terceiro que você terá tempo para fazer alterações.
Nessa hora, aproveite para revisar a gramática da história. Se for preciso, ligue o corretor. Preste muita atenção para possíveis erros de português – ser escritor não quer dizer que somos perfeitos e nunca erramos, está bem? Então é possível sim que você tenha erros gramaticais para corrigir.
E outra coisa muito importante: corrija todos os tipos de erros de ponto de vista. Seu livro é contado em primeira pessoa? Então cheque se todas as cenas estão realmente contadas em primeira pessoa e no mesmo tempo verbal – passado ou presente.
Ou seja, o ideal é fazer quatro revisões, cada uma focada nos tópicos acima.
Entendo que talvez você não tenha tempo e só queira fazer uma revisão. Está tudo bem. Mas pense nesses pontos na hora de fazer isso, ok? E, se você tiver condições, sempre contate um revisor a mais para olhar sua história.
Passo 4 – A edição
Talvez você não queira publicar seu livro de forma independente, mas ainda assim é importante ter noção de alguns itens básicos de edição.
Como por exemplo a sua capa. Você já pensou em como vai passar a história do livro através dela? Já estudou princípios do design para saber como criar ou aprovar uma boa capa?
É na edição também que você decide formatos – e-book, tamanho do livro… Quando decidido, você terá que diagramar suas páginas de forma que elas fiquem do tamanho desejado. Talvez tenha que fazer mais alguns ajustes de textos por aí.
Se você for publicar no Wattpad ou em outra plataforma grátis de leitura, também pode pensar em músicas para os capítulos, imagens e animações para deixá-los mais atrativos e por aí vai.
Passo 5 – Publicação
Finalmente a parte que todos nós esperamos!
Nessa hora, você vai decidir se irá enviar seu original para editoras, submeter a concursos literários ou se vai optar pela auto publicação online ou física. Há muitas possibilidades para publicação, o que é ótimo! Mas também é por isso que você deve escolher sabiamente.
Se você gostou desse conteúdo, se cadastre em nossa newsletter para sempre ficar por dentro das novidades.
Deixe um comentário