5 dicas para escrever personagens memoráveis

Nem sempre sabemos por onde começar a criar personagens, não é mesmo? Sei que eu mesma tenho uma certa dificuldade em manter uma consistência na personalidade deles. Ou até mesmo para criar personagens que são memoráveis para o leitor.

Então, depois de muito estudo e testes realizados em minhas histórias, separei 5 dicas que vão te ajudar a criar personagens memoráveis neste post. Continue lendo para conhecer todas.

1. Ações dizem mais que palavras

Assim como na vida real, valorizamos mais as ações de uma personagem do que suas palavras. Mas não se esqueça de sempre fazê-lo agir de acordo com a sua personalidade.

2. Todo mundo evolui

Mostrar o crescimento da sua personagem, seu momento de superação, a hora que ela se torna uma pessoa melhor, cria mais proximidade com o leitor. Você consegue ensinar lições valiosas, além de tudo.

No caminho que sua personagem percorre do início ao fim da história, explique como foi sua evolução pessoal – para o bem ou para o mal.

3. Conheça-a bem

Você criou essa personagem, então saiba todas as nuances da sua personalidade para não escrever inconstâncias. Nada acaba mais com uma história do que um personagem que faz exatamente tudo ao contrário do que esperamos – a não ser que essa seja a ideia principal da sua personalidade e, nesse caso, quando ele faz algo esperado, acaba sendo uma inconstância da mesma forma.

4. Não se apegue aos detalhes

Uma das dicas mais comuns que vemos para escrevermos melhor é a típica “não fale, mostre” e essa basicamente se encaixa nessa categoria.

Você não precisa falar todos os detalhes da aparência física da sua personagem. Não precisamos saber o que ela está vestindo em cada cena, a não ser que seja realmente relevante para a história. Deixe espaço para seu leitor imaginar um pouco.

5. Todo mundo é diferente

Lembre-se que todos temos peculiaridades que nos tornam únicos, então sua personagem deve tê-las também. Pode ser um hábito, uma característica física, um traço marcante da sua personalidade… Crie uma pessoa única e mostre suas particularidades no decorrer da história.

Hoje, existem cursos no mercado que te ajudam a se especializar na criação de personagens de ficção e diversas ferramentas que você pode utilizar para te ajudar na hora de desenvolver suas personagens. Por isso, é importante sempre pesquisar e estudar muito para melhorar sua escrita.

E se gostou da ideia de escrever esses personagens, confira nesse link da amazon alguns livros que trazem essas figuras memoráveis pra você se apaixonar ou até mesmo odiar, mas pra nunca mais esquecer!!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *