Quando escrevemos, sempre devemos pensar em qual gênero literário o livro, conto, dissertação, ou o que for, vai se encaixar. Gêneros literários são como as obras são divididas por suas características comuns de estrutura, contexto, semântica, entre outros. No entanto, apesar das diferenças entre categorias, todos possuem um ponto em comum: expressam a literatura de forma artística.
Muitas vezes confundimos romance, terror ou fantasia com gêneros literários. Apesar da nomenclatura não estar de todo errada, esse tipo de divisão é, na verdade, um subgênero presente dentro de outro gênero literário.
Vamos falar mais sobre subgêneros também, mas o que você precisa saber é quais são os gêneros literários:
- Gênero lírico – ou, a palavra “cantada”
- Gênero dramático – ou a palavra representada
- Gênero narrativo – ou a palavra “narrada”
Continue lendo para saber tudo sobre cada um desses gêneros.
Gênero lírico
É com este gênero que o autor expressa emoções e sentimentos, sempre narrados na primeira pessoa. São os textos subjetivos, cheios de figuras de linguagem e sempre no sentido conotativo.
Podemos classificar como gênero lírico:
- Soneto
- Ode
- Hino
- Poesia
- Sátira
- Haicai
Se você se interesse por esse gênero, pode ler o livro Como Escrever Poesia, que dá várias dicas boas para quem está começando ou quer melhorar seu conhecimento.
Gênero dramático
Neste caso, está relacionado com a literatura teatral, ou seja, de atos que possam ser representados em prosa ou verso. Basicamente, são histórias contadas através das falas dos personagens.
De maneira genérica, podemos dizer que o gênero dramático é sinônimo de roteiros – ou vice e versa.
Tipos de história que se encaixam no gênero dramático, pensando no teatro antigo:
- Tragédia
- Comédia
- Tragicomédia
- Farsa
- Elegia
Entenda mais sobre o gênero com o livro Manual do Roteiro.
Gênero narrativo
Como o nome já diz, este é o gênero que narra um acontecimento e conta uma ação através de um narrador. É geralmente escrito em forma de prosa, com introdução, desenvolvimento e conclusão.
Sua principal característica é ter um narrador (quem conta a história), um enredo (uma série de acontecimentos), personagens (que se envolvem no enredo, sejam principais ou secundários), espaço (onde está se passando o enredo) e tempo (quando o enredo acontece).
Este é o gênero literário com maiores tipos e subdivisões:
- Epopeia
- Romance
- Novela
- Conto
- Fábula
- Crônica
- Ensaio
- Poesia épica
E, dentre estas subdivisões, encontramos os mais diversos gêneros de história, ou subgêneros. Dentre eles:
- Autobiografia
- Biografia
- Chick-lit
- Young Adult
- Fantasia
- Ficção científica
- Horror
- Romance hot
- Aventura
- Drama
- Romance romântico
- Comédia romântica
- Distopia
- Terror
- New Adult
- Romance histórico
E muitos outros tipos que subgêneros, com os quais classificados as histórias contadas dentro deste gênero narrativo.
Quando nós entendemos qual o gênero literário que estamos escrevendo ou que queremos escrever, podemos nos aprofundar em cada um. E dá para perceber que são bem diferentes, né?
Mas, se você ainda sente que precisa aprimorar seus conhecimentos nesse setor da escrita, recomendo que você dê uma olhada no livro A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores. Nele, você vai aprender mais sobre estruturar o livro que você quer escrever, independente do gênero literário que ele pertença.
Um grande abraço,
Julia
Deixe um comentário