Cenas de ação: minhas maiores inimigas. Vou te contar que para mim sempre foi muito difícil criar uma ambientação para passar o sentimento certo de luta, mas depois de estudar bastante, consegui encontrar um sentido para isso.
Acontece que, para mim que não entende nada de armas, posições de ataque e defesa, artes marciais e qualquer outra coisa que tenha a ver com lutas, é difícil montar uma cena que prenda o leitor. Ou até que faça sentido.
Pensando nisso, estudei durante um bom tempo para transformar essas cenas em algo mais simples de serem escritas. E foi assim que resumi tudo em 4 dicas básicas para escrever cenas de luta.
Continue lendo para descobrir.

1. Mostre o ponto de vista do protagonista
Isso parece meio óbvio, especialmente se você está escrevendo em primeira pessoa, porém é importante para o leitor entender as percepções do personagem principal.
Quais riscos ele está percebendo? Quais as chances de vitória? Ele vai tentar escapar? Por onde?
Escrever dilemas internos, que fazem o protagonista questionar se devem lutar ou partir, como ele se imagina vencendo, quais golpes ele pretende dar, criam ansiedade no leitor e, por isso, eles leem a cena até o final. Especialmente se tudo der errado e todos os planos que o protagonista fizer for por água abaixo.
2. Escolha as palavras estrategicamente
Isso significa que optar por palavras mais fortes e curtas darão sensação de rapidez e brutalidade para a luta, tornando-a mais real.
Soco, chute, agarrar, são palavras mais agressivas, que passam sensação de desconforto. Sopapo, segurar, encostar são palavras mais suaves e podem não transparecer a gravidade das ações.
Portanto, saiba escolher as palavras certas para ambientar melhor a cena de luta.
3. Não se prolongue
Em seu livro, uma luta pode durar 24 horas ou mais, porém você não precisa escrever cada detalhe da batalha que acontece durante todo esse tempo.
Foque nos combates principais, bem como as mortes (se houverem) que mais afetarão a história. Uma cena de luta muito longa pode cansar o seu leitor.
4. Interprete as ações
Muitas vezes, interpretar a ação que você escreveu te ajuda a ter uma perspectiva melhor da cena, além de mostrar se a ação descrita é fisicamente possível.
Não sabe o que seu personagem fará a seguir? Levante da cadeira e tente recriar a cena usando seu corpo. Só tome cuidado para não se machucar.
Com essas dicas, suas cenas se tornarão mais realistas e manterão seus leitores vidrados, querendo saber quem irá vencer a luta.
Deixe um comentário